Vaimalama Chaves, as raízes portuguesas da Miss França 2019

Tem 23 anos e o seu nome significa “água limpa”. É do lado do pai que surge a relação com Portugal. Foi alvo de bullying na adolescência por ter excesso de peso.

Mareva Georges tinha sido a última Miss Tahiti a vencer a Miss França, em 1991. Dezassete anos depois, foi a sua prima Vaimalama Chaves a chegar novamente ao trono. A jovem de 23 anos foi eleita este sábado, vencendo o duelo final frente à Miss Guadeloupe.

O apelido não engana e a jovem, cujo nome significa “água limpa”, tem origem portuguesa do lado paterno. Mas não é a única influência: há uma mistura irlandesa e ainda descendência das ilhas de Wallis e Futuna. Licenciada em economia e gestão, tem um mestrado em marketing.

Diz que adora atividades artísticas e físicas: toca violão, tem aulas de canto e pratica esgrima e surf.

À imprensa francesa, Vaimalama contou que foi alvo de bullying na adolescência por sofrer de excesso de peso – chamaram-lhe “monstro”, “feia” e “gorda”. Passou a fazer exercício diariamente e perdeu 20 quilos.

A jovem, nascida em Papeete, disse também ter uma grande admiração pela antiga primeira-dama dos EUA Michelle Obama, que considera uma mulher “excecional”. “Inspirou-me devido aos seus valores, pela maneira como soube usar o papel de primeira-dama dos EUA para defender causas importantes, como a educação e a saúde”, revelou.

Fonte: www.sabado.pt