O português é a terceira língua europeia mais falada no mundo

Se quisermos achar um campeonato das línguas em que o português fica no pódio, é este: o campeonato das línguas europeias com mais falantes em todo o mundo.

Sim, é verdade: falamos a terceira língua europeia mais falada no mundo (as duas primeiras são o inglês e o espanhol, cuja posição relativa é controversa: é difícil saber qual das duas é mais falada).

Ficamos, assim, com o nosso orgulho um pouco mais inchado, falantes desta língua mundial só ultrapassada por duas outras línguas no mesmo continente.

O problema, claro, é que este campeonato interessa pouco: o português é muito falado no mundo, mas o centro de gravidade está bem no interior da América do Sul, onde está rodeado por territórios de língua espanhola.

Além disso, como podemos ver olhando para os dois primeiros lugares, o facto de o espanhol e o inglês estarem empatados não significa que o espanhol tenha uma importância igual à do inglês no que toca à comunicação internacional.

Ou seja: sim, somos a terceira língua europeia mais falada, mas o segundo lugar está mesmo ali ao lado a ofuscar-nos. Além disso, se o campeonato for o das línguas mais faladas na Europa, descemos por aí abaixo, até uma posição bem perto da do catalão.

Mas não desanimem: na realidade, estes campeonatos interessam pouco. Afinal, grande parte dos catalães podia dizer alto e bom som que fala espanhol e prefere sublinhar a sua língua própria, pouco falada no mundo (e na Europa), mas muito sua. O mesmo se passa com tantas línguas por esse mundo fora: os luxemburgueses falam todos alemão e francês e mesmo assim optaram por defender e tornar oficial o luxemburguês (sem perder as outras duas línguas, que dão muito jeito por aqueles lados).

E, claro, nem os espanhóis querem trocar de língua para poderem ficar em primeiro lugar num qualquer campeonato de egos linguísticos, nem nós nos passaria pela cabeça trocar o português pelo espanhol em prol da comunicação internacional. As línguas são mais do que um instrumento de comunicação.

Mas afinal a comunicação não é importante? Claro que é! Fiquemos contentes por ter oito países com os quais podemos comunicar em português (e convém não esquecer a Galiza) e, para o resto, façamos o mesmo que os outros países: aprendamos línguas, que só nos faz bem.

Autor: Marco Neves

Fonte: ncultura.pt