A Portuguesa Marta Paço, cega de nascença, ganha medalha de bronze no Mundial de surf adaptado

Marta Jordão Paço, atleta do Surf Clube de Viana (SCV), conquistou uma medalha de bronze no ISA World Adptative Surfing Championship, que terminou ontem, na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia.

Esta vianense cega de nascença, além de ter obtido um resultado excelente e de, com 13 anos, ter sido a atleta mais jovem em prova, participou num evento mundial histórico para o surf, no qual foi coroada a primeira campeã mundial na categoria feminina com deficiência visual.

Esta edição do Mundial de Surf Adaptado registou um recorde ao nível de participações: 120 surfistas, incluindo mulheres, de 24 países.

Segundo Fernando Aguerre, presidente da ISA, o surf adaptado e a realização deste campeonato assumem grande importância, pelo “poder de cura” e tem provado ser um impacto positivo na vida daqueles que têm grandes desafios para superar, o que contribui para um mundo melhor.

Foi na abertura oficial do Stance ISA World Adaptive Surf Championship que se institucionalizou o Dia Internacional do Surf Adaptado – a 12 de dezembro – e ainda se decidiu o regresso da ISA ao Japão, em setembro de 2019, para a prova de qualificação dos Jogos Olímpicos de Tóquio de 2020.

PARABÉNS MARTA
PARABÉNS EQUIPA NACIONAL

Fonte: https://www.facebook.com/MartaPacoSurf

https://portugalconhecaomaisbelopaisdaeuropa.blogspot.com