Revista de imprensa Internacional – Os coletes amarelos continuam de pedra e cal os bloqueios em França, o Brexit e outros assuntos.

Le Monde

Propostas do Governo francês não convencem Coletes Amarelos

O primeiro-ministro francês, Edward Philippe, anunciou esta terça-feira que o imposto sobre os combustíveis foi suspenso por seis meses, assim como a subida dos preços do gás e da eletricidade e do endurecimento das regras das inspeções automóveis obrigatórias. No entanto, os manifestantes não arredam pé e as ações de bloqueio continuam um pouco por todo o país. Para sábado continua também de pé a mobilização marcada através das redes sociais. Leia a notícia completa em Le Monde (acesso livre, conteúdo em francês).

The Independent

Câmara dos Comuns em estado de sítio. Governo de May acusado de “desrespeito ao Parlamento”

O Executivo de Theresa May está a braços com mais um problema: esta segunda-feira, a oposição uniu-se e acusou o gabinete de ministros de ter “desrespeitado o Parlamento”. Em causa, o facto de não revelarem a totalidade dos conselhos legais sobre o possível impacto da saída do Reino Unido da União Europeia. O Governo já indicou que vai divulgar integralmente o parecer do procurador-geral. Leia a notícia completa no The Independent (acesso livre/conteúdo em inglês).

Expansión

Madrid aprova redução generalizada de impostos

A comunidade autónoma de Madrid, em Espanha, aprovou esta quarta-feira com o apoio do PP e do Ciudadanos um novo pacote de redução de impostos na ordem dos 200 milhões de euros. Três milhões de espanhóis vão ser beneficiados por medidas como uma redução da taxa marginal mínima o imposto marginal sobre o rendimento, a extensão das isenções de tributação das doações entre pais e filhos, cônjuges e irmãos até um novo limite de 250 mil euros se estes montantes forem destinados à compra de habitação própria e permanente, para a compra de ações ou para iniciar um novo negócio. Ou ainda a extensão da isenção de imposto sucessório, que se aplica a cônjuges, país e filhos, a irmãos e sobrinhos. Leia a notícia completa no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Associated Press

Cubanos vão ter acesso total à Internet

Cuba anunciou que os cidadãos do país vão ter acesso total à internet, a partir desta quinta-feira, sendo um dos últimos países do mundo a disponibilizar este serviço. Segundo a presidente do monopólio estatal de telecomunicações, Mayara Arevich, os cubanos podem começar a adquirir o serviço 3G. Até ao dia de hoje, os cubanos podiam apenas ter acesso às contas estatais de e-mail. Leia a notícia completa em Associated Press (acesso pago/conteúdo em inglês).

Reuters

Uber lança serviço de reserva de autocarros na capital egípcia

A Uber lançou na cidade do Cairo, no Egito, um serviço de reserva de autocarros. O objetivo passa por explorar um mercado mais barato. A empresa anunciou ainda o lançamento de uma nova aplicação — o Uber Lite — que, a partir do início de 2019, vai permitir a utilizadores de Android com poucas conectividade façam reservas de viagens no Médio Oriente. O CEO da empresa, Dara Khosrowshahi, lembra que “há milhões de pessoas no Egito e em todo o mundo que ainda enfrentam barreiras reais ao uso do Uber”. Leia a notícia completa na Reuters (acesso pago, conteúdo em inglês)

Fonte: eco.pt

Por Guilherme Monteiro